DrHellmann-com-Graca-Araujo[1]

O Consultório do Rádio Livre desta segunda-feira (15) discutiu sobre o tratamento do glaucoma. Graça Araújo recebeu os oftalmologistas Álvaro Dantas e Hellmann Cavalcanti. O glaucoma é resultado de uma lesão no nervo óptico que está ligada à alta pressão ocular. A pessoa afetada pelo problema pode ter perda lenta da visão nos casos crônicos, também conhecidos como glaucoma de ângulo aberto e perda grave da visão em casos agudos, o glaucoma de ângulo fechado. Essa perda de visão é progressiva e pode passar despercebida por muitos anos.

Doutor Hellmann comentou sobre as formas da doença. “Nós temos em torno de 50 tipos de glaucoma que podemos classificar. Essa é uma doença multifatorial que precisa sempre ser lembrada porque é a principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo. O problema é que, em oitenta por cento dos casos, ele não apresenta sintomas e quando isso acontece, a doença está em um estágio avançado”, explica.

O tratamento é a melhor forma de estabilizar a doença. Em alguns casos, mesmo com o tratamento alguns pacientes correm o risco de perder a visão. Doutor Álvaro Dantas explica como é feito o tratamento. “ Inicialmente o tratamento clínico é o mais comum, com uso de colírios para baixar a pressão do olho, em casos crônicos quando o tratamento clínico não apresenta resultado, é necessário partir para o procedimento cirúrgico”, destaca.

Rádio Jornal | Recife – PE

Detalhes da entrevista nos links abaixo:

http://m.radiojornal.ne10.uol.com.br/noticia/2016/02/15/entenda-como-tratar-o-glaucoma-44887

https://www.facebook.com/oftalmologiaunivision/?fref=ts